Ir para o conteúdo
Área Desenvolvimento Social, Institucional e Cooperação
Sede Brasil
Tipo Notícias
Categoría Institucional/OEI

OEI apoia realização do I Seminário Internacional de Ouvidorias, em Brasília

Evento reúne especialistas, gestores e representantes da sociedade para debater o fortalecimento das ouvidorias públicas como instrumentos de participação cidadã e aprimoramento da gestão pública

Começou hoje e vai até quinta-feira (25) em Brasília o I Seminário Internacional de Ouvidorias, evento promovido pela Rede Nacional de Ouvidorias, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), e apoio técnico da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O seminário reúne especialistas, gestores públicos, ouvidores e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir o papel das ouvidorias na construção de um Estado mais eficiente, transparente e próximo da sociedade.

Com o tema “Ouvidoria pública: do acolhimento à transformação social – desafios e caminhos para uma atuação mais efetiva e cidadã”, o evento propõe uma reflexão sobre toda a jornada da manifestação do cidadão, desde o acolhimento inicial até o uso estratégico das informações produzidas pelas ouvidorias para subsidiar políticas públicas, aprimorar serviços e fortalecer a confiança da população nas instituições públicas. A programação abordará temas como equidade, governança, integridade, inovação, resolutividade, inteligência de dados e participação social.

A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades e representantes do Governo federal, ministérios e instituições parceiras. Na ocasião, o diretor e representante da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi, destacou a importância das ouvidorias como mecanismos fundamentais de escuta qualificada, fortalecimento democrático e aproximação entre Estado e cidadãos. “É necessário ampliar a capacidade de resposta das instituições. Essa ‘evidência social’ é um insumo essencial para a gestão pública e para a retroalimentação de políticas”, afirmou o diretor.

“Compreendemos que a nossa democracia é um processo contínuo, medido pela capacidade do Estado em ouvir aqueles a quem serve. Este seminário reflete a mudança de paradigma que precisamos consolidar”, Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho.

“Aprimorar a forma como o Estado escuta, como o Estado acolhe e responde a cidadãs e cidadãos dos países, é uma forma concreta de enfrentar o racismo”, Ministra de Estado da Igualdade Racial, Rachel Barros.

“Este seminário marca a consolidação de uma mudança no papel das ouvidorias, que passam a ser reconhecidas como espaços estratégicos de escuta qualificada, aprendizado institucional e melhoria concreta de políticas e serviços, agregando valor à gestão pública”, Valdirene Paes de Medeiros, Ouvidora-Geral da União.

Um dos destaques da programação será a apresentação da nova edição da Coletânea de Trabalhos da Pós-Graduação em Ouvidoria Pública, publicação que reúne pesquisas produzidas pelos participantes do curso desenvolvido pela OEI, pela CGU e pela Ouvidoria-Geral da União (OGU). A obra contribui para ampliar o repertório técnico disponível para gestores e profissionais do Sistema de Ouvidorias Públicas, transformando experiências e pesquisas em conhecimento aplicado à melhoria dos serviços públicos.

A especialização, ofertada na modalidade de educação a distância, possui carga horária de 380 horas e já formou duas turmas, totalizando 233 especialistas capacitados para atuar no fortalecimento da participação social, da integridade pública e dos mecanismos de diálogo entre Estado e sociedade.

A atuação da OEI no evento integra uma parceria consolidada com a Controladoria-Geral da União voltada ao fortalecimento institucional das ouvidorias públicas brasileiras. Entre as principais iniciativas desenvolvidas conjuntamente estão a oferta da Pós-Graduação em Ouvidoria Pública, a produção e disseminação de conhecimento técnico especializado e o apoio a ações voltadas à participação social, à transparência e ao fortalecimento da cidadania.

A realização do seminário reforça uma agenda estratégica de cooperação voltada à governança democrática, ao fortalecimento institucional e à qualificação dos mecanismos de participação cidadã. Ao reunir experiências nacionais e internacionais, o encontro contribui para o intercâmbio de boas práticas e para a construção de soluções inovadoras capazes de ampliar a efetividade das ouvidorias e aprimorar a relação entre poder público e sociedade.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.